Você já sabe que o Xbox 360 terá novos preços no Brasil. Para oficializar essa notícia, que já vinha sendo especulada há várias semanas, a Microsoft reuniu jornalistas nesta terça-feira (27) em São Paulo. Enquanto em Brasília o anúncio era feito por Michel Levy, o presidente da empresa no Brasil, aqui o mestre de cerimônias era Guilherme Camargo, responsável pela divisão de games, que conduziu a curta e otimista reunião.
“A Microsoft está com os dois pés fincados no Brasil”, disse Guilherme, o líder da equipe de “bandeirantes” que, segundo o próprio, vem desbravando o mercado desde que o Xbox 360 foi lançado por aqui, em dezembro de 2006. Cinco anos, nove reduções de preço e vários jogos traduzidos depois, ele acredita que o console tem a capacidade real de superar o PlayStation 2 para se tornar a referência de videogame no país.
Parte desse esforço é, justamente, baixar o preço dos jogos e consoles, o que, aparentemente, já está dando resultado. Segundo a empresa, Gears of War 3 já vendeu mais que o total geral do seu antecessor, entre as pré-vendas e o “Day One”. Já a Live BR, segundo a Microsoft, é a que tem o maior número de assinantes entre os países emergentes. Mas será que tem também os usuários mais satisfeitos?
Novos preços da Live
O preço dos cartões da Xbox Live também vai ficar mais barato, já que eles também passarão a ser produzidos aqui. A Live Gold de três meses cai de R$ 55 para R$ 44, e o código de 12 meses cai de R$ 129 para R$ 99. Já os cartões de pontos caem de R$ 59 para R$ 44 (1.500 MS Points) e de R$ 145 para R$ 119 (4.500 MS Points).
Guilherme não deu detalhes, mas garantiu novidades sobre portfolio e conteúdo na rede brasileira do Xbox 360 em breve. O Netflix, por exemplo ainda não está disponível nela. Mas a Microsoft não vai ter o seu “Major Nelson” brasileiro – ao contrário da Sony, que tem o jornalista Fabio Santana cuidando do PlayStation Blog nacional. A interação com os usuários continuará sendo feita através do Twitter, do Facebook, e de sites como o Portal Xbox.
De Forza 4 a Halo Anniversary
No fim de ano, a empresa promete lançar Forza Motorsport 4 em 11 de outubro por R$ 129, mesmo preço de Gears of War 3, valor que será mantido para todos os lançamentos “first party”. Mas não haverá edição limitada para o público brasileiro. A justificativa da Microsoft é que ela não consegue produzir essas versões no Brasil e precisa importá-las, o que deixaria a diferença de preço muito grande.
Halo Anniversary, outra aposta para o fim do ano, chegará por R$ 99, com legendas em português. O lançamento fica para 17 de novembro. Além desses, ainda estão no calendário da empresa Just Dance 2 e diversos outros jogos para Kinect, que serão comercializados no Brasil pelo preço padrão de R$ 99.
Essas reduções, garantiu Guilherme, foram resultado de uma negociação longa com o governo e não de benefícios fiscais pontuais, uma rota diferente da que vem sendo tomada por outras empresas e organizações como a Sony, por exemplo. Já movimentos como o Jogo Justo, disse o executivo, acabam ajudando porque fazem coro à mensagem de que as coisas precisam mudar no mercado, mesmo que ele não tenha ajudado diretamente nessa ação de montar consoles e jogos no Brasil.
A maior exceção nessa nova política de preços é o Kinect, que continua sendo importado e não fabricado no Brasil – assim como todos os outros acessórios do console. Ele vai continuar sendo vendido por R$ 499, ou dentro de um dos pacotes que incluem o Xbox 360. Não há previsão para que o sensor de movimento tenha seu próprio corte de preço.
A Microsoft pretende realizar uma campanha de marketing para divulgar todas as novidades, mas convencer o consumidor a abandonar a pirataria é um trabalho mais complicado, avalia o chefe da divisão de Xbox. Para ele, a questão vai muito mais fundo na cultura da sociedade brasileira, e ainda deve levar de cinco a dez anos para melhorar.
Via Kotaku
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